quinta-feira, 17 de abril de 2014


Resenha do Artigo O Lúdico na Educação Infantil: jogar, brincar, uma forma de educar.


 


Regina Dallabona, Sandra; Maria Schmitt Mendes. O Lúdico na Educação Infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Instituição Catarinense de Pós-Graduação - ICPG.


O artigo trata do resgate do lúdico como processo educativo, demonstrando que ao se trabalhar ludicamente não se está abandonando a seriedade dos conteúdos a serem apresentados à criança. O artigo inicia com o resumo, onde demonstra resumidamente o que será tratado. Em seguida apresenta a introdução expondo sobre o lúdico e sua importância no desenvolvimento infantil e cita alguns autores que contribuem com o tema em questão. Depois trata da linguagem referente ao lúdico e discute o jogo, a brincadeira, brinquedo e lúdico num sentido mais amplo.

No artigo trata do seguinte questionamento sobre o brincar: uma questão de hábito ou necessidade?. Chegando a conclusão de que toda criança brinca, seja por prazer ou por necessidade. Trata, também, do enfoque teórico, segundo Santos (1999), do ponto de vista filosófico, sociológico, psicológico, da criatividade e pedagógico. O brincar é uma necessidade básica da criança, é brincando que se aprende e se desenvolve.

Posteriormente é abordada neste artigo a questão da criança, da educação e do lúdico. Segundo a autora as crianças encontram dificuldades em relação ao brincar, devido suas condições precárias de vida, devido às transformações do mundo capitalista e por os pais estarem esquecendo-se da importância do brincar. Aborda, também, o papel da ludicidade no desenvolvimento infantil, apresentando as ideias de Vygotsky (1984). Questões como educação e ludicidade e o lúdico como processo educativo são tratadas neste artigo, discutindo a importância da mudança da postura do professor atual, já que o homem está em constante mudança. Sendo fundamental considerar a relações entre a escola, o lazer e o processo educativo para tornar a aprendizagem prazerosa.

Por fim apresenta as considerações finais sobre o tema, ressaltando a importância do lúdico e apresenta algumas contribuições relacionadas com o lúdico na educação e de como o professor deve agir para que a aprendizagem seja dinâmica e prazerosa, capaz de colaborar de forma significativa no desenvolvimento da criança.  

Este capítulo trata de um tema de relevante importância, é recomendado para acadêmicos do curso de pedagogia, para educadores da educação infantil e também para aqueles que desejam conhecer melhor sobre a importância do lúdico, pois a ludicidade proporciona o desenvolvimento e a aprendizagem de maneira prazerosa e dinâmica. Também trás grandes contribuições, acrescenta e enriquece as ideias capazes de facilitar o entendimento e promover uma maior reflexão sobre o tema no momento da elaboração do meu trabalho de conclusão de curso, pois trás esclarecimentos sobre o lúdico por tratar do lúdico como forma de brincar e aprender ao mesmo tempo.

O  LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: - Pós-graduação UNIASSELVI / Disponível em: www.posuniasselvi.com.br/artigos - Acesso em: 02 de Abril de 2014.


Tarcísia Botelho de Souza “Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)”.

 

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