segunda-feira, 9 de junho de 2014

Trecho do Relatório de estágio, módulo 7



"Desenvolvimento da Sequencia didática: Apliquei essa sequencia didática em três dias, primeiramente ao iniciar a aula, me apresentei para as criança dizendo meu nome, e falando para elas que iriamos trabalhar com uma coisa muito importante para nós, algo de muita representação  na nossa vida, e que era o nosso nome próprio, expliquei para elas que sem um nome ficaria difícil de sermos identificados em meio a tantas pessoas, pedi para elas imaginarem se todos nós tivéssemos o mesmo nome, como seria? Uns já questionaram à respeito de nomes repetidos na sala de aula, uma criança logo disse: “E Heloísa e Heloísa, elas são iguais! Daí expliquei para eles que elas não eram iguais, apenas tinham o mesmo nome, e que iriamos procurar uma forma de diferencia-las para não nos confundirmos ao chamarmos por elas, procurei então junto com a professora no diário de classe, quais eram os sobrenomes das meninas, e então combinamos assim, chamaríamos uma de Heloisa Ferraz e a outra de Heloisa Silva, todos concordaram e dai a pouco já estavam chamando as menininhas pelos nomes e sobrenomes e já conseguiam diferenciar uma da outra ao chamar por elas. Prosseguindo com o assunto dos nomes ensinei uma musiquinha para eles e começamos a cantar, quando parava um refrão a criança para quem eu apontasse teria de dizer seu nome em voz alta, cantamos até que todos da turma se apresentaram com seu primeiro nome.

Distribui para eles um desenho xerocado contendo um menininho e em evidencia o seu nome próprio. Eles coloriram esse desenho. Distribuir atividade para casa, onde se pede para que os pais contem a historia do nome de cada criança.

No segundo dia, pedir para que as crianças contem a história do seu nome, muitas conseguiram falar o porquê de terem seu nome, mas muitas não conseguiram, então tive que ler os caderninhos e contar para os colegas a história do nome daqueles que não conseguiram contar sozinhos. Em seguida com a ajuda da professora construí crachás contendo o nome de cada criança e colocamos os crachás colados na blusa de cada criança. Desenvolvimento de atividade para reconhecimento de seu nome em folha xerocada contendo o nome de todas as crianças da turma: Emanuel, Sabrina, Heloísa, Josué, Gabriel, Gustavo, Alana, Sofia, Ravi, Ana Karolina, Davi, Ana Lua, Geovana, Kiara, Betina, Heloísa.

 No terceiro dia com a ajuda da professora e da criança, construímos um cartaz “QUEM VEIO HOJE”, que já era uma projeto da professora, então fizemos juntas. Uma cartaz com o referido titulo, e cheio de encaixes para que nesses encaixes todos os dias possam ser colocadas as fichas com os nomes das crianças que vieram naquele dia. Fizemos isso com a ajuda deles, Eu levantava uma ficha e pedia para que eles reconhecessem o nome, é claro que muitos já reconheceram o seu nome e dizia : esse é o meu nome!, eu vim hoje, quando eles não reconheciam eu dizia o nome e perguntava: Gabriel veio hoje?- Não , Gabriel não veio hoje, então o nome dele não vai para o mural hoje. E durante os dias em que eu estava na sala fazíamos essa atividade todos os dias no início da aula, depois da recepção e da oração inicial, dura pouco tempo e ajuda para que as crianças comecem a reconhecer seus nomes e o dos colegas e da professora."

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Video relacionado ao tema do TCC.


Link do vídeo relacionado ao tema do TCC.


Comentário:

Dentre vários vídeos que assisti achei esse muito interessante, pois em poucos minutinhos deu pra percebermos como uma atividade lúdica desperta a atenção das crianças, e o aprendizado também. A professora além de ter utilizado materiais recicláveis como tampinhas de garrafa, uma tabua e elásticos, ela teve uma ideia superinteressante, ela montou um caça palavras com nomes de animais, a principio pode se perceber que em cada tampinha tem uma sílaba das palavras, que ao procurar no tabuleiro, juntando as sílabas a criança forma palavras e as lê. Pode se montar esse caça-palavras com nomes de diversas coisas.

Resenha do Artigo O Lúdico na Educação Infantil: jogar, brincar, uma forma de educar.


 


Regina Dallabona, Sandra; Maria Schmitt Mendes. O Lúdico na Educação Infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Instituição Catarinense de Pós-Graduação - ICPG.


O artigo trata do resgate do lúdico como processo educativo, demonstrando que ao se trabalhar ludicamente não se está abandonando a seriedade dos conteúdos a serem apresentados à criança. O artigo inicia com o resumo, onde demonstra resumidamente o que será tratado. Em seguida apresenta a introdução expondo sobre o lúdico e sua importância no desenvolvimento infantil e cita alguns autores que contribuem com o tema em questão. Depois trata da linguagem referente ao lúdico e discute o jogo, a brincadeira, brinquedo e lúdico num sentido mais amplo.

No artigo trata do seguinte questionamento sobre o brincar: uma questão de hábito ou necessidade?. Chegando a conclusão de que toda criança brinca, seja por prazer ou por necessidade. Trata, também, do enfoque teórico, segundo Santos (1999), do ponto de vista filosófico, sociológico, psicológico, da criatividade e pedagógico. O brincar é uma necessidade básica da criança, é brincando que se aprende e se desenvolve.

Posteriormente é abordada neste artigo a questão da criança, da educação e do lúdico. Segundo a autora as crianças encontram dificuldades em relação ao brincar, devido suas condições precárias de vida, devido às transformações do mundo capitalista e por os pais estarem esquecendo-se da importância do brincar. Aborda, também, o papel da ludicidade no desenvolvimento infantil, apresentando as ideias de Vygotsky (1984). Questões como educação e ludicidade e o lúdico como processo educativo são tratadas neste artigo, discutindo a importância da mudança da postura do professor atual, já que o homem está em constante mudança. Sendo fundamental considerar a relações entre a escola, o lazer e o processo educativo para tornar a aprendizagem prazerosa.

Por fim apresenta as considerações finais sobre o tema, ressaltando a importância do lúdico e apresenta algumas contribuições relacionadas com o lúdico na educação e de como o professor deve agir para que a aprendizagem seja dinâmica e prazerosa, capaz de colaborar de forma significativa no desenvolvimento da criança.  

Este capítulo trata de um tema de relevante importância, é recomendado para acadêmicos do curso de pedagogia, para educadores da educação infantil e também para aqueles que desejam conhecer melhor sobre a importância do lúdico, pois a ludicidade proporciona o desenvolvimento e a aprendizagem de maneira prazerosa e dinâmica. Também trás grandes contribuições, acrescenta e enriquece as ideias capazes de facilitar o entendimento e promover uma maior reflexão sobre o tema no momento da elaboração do meu trabalho de conclusão de curso, pois trás esclarecimentos sobre o lúdico por tratar do lúdico como forma de brincar e aprender ao mesmo tempo.

O  LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: - Pós-graduação UNIASSELVI / Disponível em: www.posuniasselvi.com.br/artigos - Acesso em: 02 de Abril de 2014.


Tarcísia Botelho de Souza “Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)”.