segunda-feira, 9 de junho de 2014

Trecho do Relatório de estágio, módulo 7



"Desenvolvimento da Sequencia didática: Apliquei essa sequencia didática em três dias, primeiramente ao iniciar a aula, me apresentei para as criança dizendo meu nome, e falando para elas que iriamos trabalhar com uma coisa muito importante para nós, algo de muita representação  na nossa vida, e que era o nosso nome próprio, expliquei para elas que sem um nome ficaria difícil de sermos identificados em meio a tantas pessoas, pedi para elas imaginarem se todos nós tivéssemos o mesmo nome, como seria? Uns já questionaram à respeito de nomes repetidos na sala de aula, uma criança logo disse: “E Heloísa e Heloísa, elas são iguais! Daí expliquei para eles que elas não eram iguais, apenas tinham o mesmo nome, e que iriamos procurar uma forma de diferencia-las para não nos confundirmos ao chamarmos por elas, procurei então junto com a professora no diário de classe, quais eram os sobrenomes das meninas, e então combinamos assim, chamaríamos uma de Heloisa Ferraz e a outra de Heloisa Silva, todos concordaram e dai a pouco já estavam chamando as menininhas pelos nomes e sobrenomes e já conseguiam diferenciar uma da outra ao chamar por elas. Prosseguindo com o assunto dos nomes ensinei uma musiquinha para eles e começamos a cantar, quando parava um refrão a criança para quem eu apontasse teria de dizer seu nome em voz alta, cantamos até que todos da turma se apresentaram com seu primeiro nome.

Distribui para eles um desenho xerocado contendo um menininho e em evidencia o seu nome próprio. Eles coloriram esse desenho. Distribuir atividade para casa, onde se pede para que os pais contem a historia do nome de cada criança.

No segundo dia, pedir para que as crianças contem a história do seu nome, muitas conseguiram falar o porquê de terem seu nome, mas muitas não conseguiram, então tive que ler os caderninhos e contar para os colegas a história do nome daqueles que não conseguiram contar sozinhos. Em seguida com a ajuda da professora construí crachás contendo o nome de cada criança e colocamos os crachás colados na blusa de cada criança. Desenvolvimento de atividade para reconhecimento de seu nome em folha xerocada contendo o nome de todas as crianças da turma: Emanuel, Sabrina, Heloísa, Josué, Gabriel, Gustavo, Alana, Sofia, Ravi, Ana Karolina, Davi, Ana Lua, Geovana, Kiara, Betina, Heloísa.

 No terceiro dia com a ajuda da professora e da criança, construímos um cartaz “QUEM VEIO HOJE”, que já era uma projeto da professora, então fizemos juntas. Uma cartaz com o referido titulo, e cheio de encaixes para que nesses encaixes todos os dias possam ser colocadas as fichas com os nomes das crianças que vieram naquele dia. Fizemos isso com a ajuda deles, Eu levantava uma ficha e pedia para que eles reconhecessem o nome, é claro que muitos já reconheceram o seu nome e dizia : esse é o meu nome!, eu vim hoje, quando eles não reconheciam eu dizia o nome e perguntava: Gabriel veio hoje?- Não , Gabriel não veio hoje, então o nome dele não vai para o mural hoje. E durante os dias em que eu estava na sala fazíamos essa atividade todos os dias no início da aula, depois da recepção e da oração inicial, dura pouco tempo e ajuda para que as crianças comecem a reconhecer seus nomes e o dos colegas e da professora."

Nenhum comentário:

Postar um comentário