Resenha do Capítulo 2
do Livro Educação Infantil, Múltiplas Linguagens e Formas de Interação.
Dias, Fátima Regina
Teixeira de Salles; Faria, Vitória Líbia Barreto. Múltiplas Linguagens e Formas
de Interação da Criança com o Mundo Natural e Social: Brincar, Linguagem Oral e
Escrita/ Curso de Pedagogia UAB UFMG Graduação.
Este Livro descreve o
tema “Múltiplas Linguagens e Formas de Interação da Criança com o Mundo Natural
e Social: Brincar, Linguagem Oral e Escrita”, sendo que no capítulo 2 do mesmo expõe
o tema “O Brincar, Como Linguagem”. No capítulo citado relata a importância do
brincar como uma das formas privilegiadas da criança se comunicar e estar em
contato com o mundo, descobrindo-o, conhecendo-o, explorando-o e
relacionando-se. O Brincar é, também, uma das formas de linguagem da criança. É
através do contado social e do meio cultural que a criança aprende e se
desenvolve.
Dias e Faria iniciaram
o capítulo 2 descrevendo sobre a função do brincar para as crianças, em seguida
citam as áreas do conhecimento que estudam o brincar e suas contribuições para
compreensão dessa linguagem e do brincar como capacidade do ser humano realizar
transformações e produzir significados diferentes a um determinado objeto ou
ação. Descrevem as contribuições dos estudos de Piaget e Vygotsky em relação ao
brincar no desenvolvimento da criança. Segundo as autoras, o brincar
proporciona o aprender a lidar com regras e a desenvolver o autocontrole, seja
através dos jogos ou de brincadeiras de faz-de-conta. O jogo é uma atividade
composta de regras, de tempo e espaço, com determinado objetivo. Neste mesmo
capítulo é analisada a brincadeira de um grupo de crianças de cinco anos numa
Instituição de Educação Infantil, é feito um questionamento sobre o papel da
Instituição de Educação Infantil ao brincar e apresenta algumas propostas
importantes a serem seguidas pelo professor no cotidiano de sua prática
pedagógica.
Dias e Faria relatam que
o brincar, no ponto de vista da Psicanálise, exerce um papel de suma
importância como forma simbólica de expressar desejos insatisfeitos, além de
tensões, medos e angústias. Segundo elas, de acordo com a perspectiva
histórico-cultural, a competência de brincar se constrói na relação entre o
biológico e o cultural. Por meio do brincar, do faz-de-conta, a criança imita o
mundo adulto para tentar entendê-lo, determinam e dividem uma cultura da
infância com valores, ideias, códigos exclusivos da realidade.
Para melhor
entendimento dessas ideias, Dias e Faria analisaram a brincadeira de um grupo
de crianças de cinco anos onde pode-se perceber que para concretizarem a
brincadeira essas crianças tiveram que desenvolver ações comuns com
envolvimento mútuo e com entrosamento
entre elas. Cada integrante assumiu seu papel conforme sua função para que a
brincadeira fosse bem sucedida. Houve também interações verbais e não verbais
entre elas. De acordo com as referidas autoras a repetição é um pressuposto do
brincar que permite às crianças a aprendizagem da sociabilidade e construção de
sua ordem social. É através das brincadeiras de faz-de-conta que a criança
desenvolve o seu pensamento, reproduz situações vivenciadas por ela no seu dia
a dia e constitui contatos sociais. Por meio do brincar as crianças se sentem
integrantes de um grupo. Para as autoras alguns professores acreditam que o
brincar em uma instituição infantil serve somente como estratégia para
assimilar determinados conteúdos, já alguns professores deixam as crianças
brincarem livremente somente para preencher o tempo. Mas aqueles professores
que reconhecem o verdadeiro sentido do brincar compreendem a importância dessa
linguagem ser inserida às crianças, favorecendo a imaginação delas, entre
outros aspectos. Dias e Faria apresentam algumas sugestões a serem seguidas
pelos professores de 0 a 5 anos e cita exemplos dessas sugestões. O capítulo é
finalizado expondo a necessidade de explicitar, na proposta pedagógica da
Instituição Educacional Infantil, o papel do professor.
Este livro, em
especial o capítulo 2 analisado, discuti um tema muito interessante e
importante, é recomendado para acadêmicos do curso de pedagogia, para
educadores da educação infantil e também para aqueles que desejam conhecer
melhor sobre o brincar, como linguagem, já que o brincar proporciona o
desenvolvimento e a socialização da criança, e facilita a aprendizagem de forma
prazerosa e dinâmica. Este capítulo pode auxiliar bastante na elaboração do meu
trabalho de conclusão de curso, pois o tema apresentado é uma complementação do
tema do mesmo, no qual proporciona o enriquecimento do trabalho, acrescentando
novas ideias e experiências.
Dias, Fátima Regina
Teixeira de Salles. Múltiplas Linguagens e Formas de Interação da Criança com o
Mundo Natural e Social: Brincar, Linguagem Oral e Escrita/ Fátima Regina
Teixeira de Salles Dias, Vitória Líbia Barreto de Faria. - Belo Horizonte:
FAE/UFMG, 2009. 40p. : il. –. (Educação infantil. Múltiplas linguagem e Formas
de Interação) Obra produzida para o curso de Pedagogia da Universidade Aberta
da UFMG-UAB-EAD.
Tarcísia Botelho de
Souza “Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG)”.
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